top of page

História

 

A história da cidade de Campo Grande começa no fim do século XIX com a chegada de José Antonio Pereira a região e, em 1899 acontece a fundação oficial de Campo Grande.

 

Foi nesse mesmo período histórico que a histórida da Comunidade Tia Eva começa a ser escrita. Com a expectativa de uma nova vida, Eva Maria de Jesus, recém alforriada, sai de sua cidade natal no interior de Goiás rumo a uma região pouco conhecida. Tia Eva não veio sozinha, chegou em comitiva com outros negros a região da Mata do Segredo, próximo aos córregos Segredo e Cascudo e por aqui estabeleceu uma comunidade quilombola.

 

Tia Eva era uma mulher forte e reconhecida como benzedeira. Devota de São Benedito, Tia Eva fez uma promessa para cura de uma ferida na perna. Com a cura veio o pagamento da promessa, a construção de uma igreja. Primeiro foi construída uma igreja de pau-a-pique que logo em seguida foi substituída por uma de alvenaria que permanece erguida até hoje.

 

Foi com a ajuda de muitos devotos que Tia Eva conseguiu concluir a construção da igreja e também fazer a primeira festa em homenagem ao Santo. Desde então, a festa de São Benedito acontece todos os anos.

 

A rica história da Comunidade é tema de diversos trabalhos e projetos e é cada vez mais reconhecida.

 

 

bottom of page